Skip to main content

Triumph Tiger 1200 GT Explorer
Epic Adventures Triumph Motorcycles 22nd dez 2022

Tiger 1200 Epic Adventures

A Tiger 1200 da Triumph é uma motocicleta adventure que desafia todos os limites, e que novamente deixou sua marca na história. Em outubro de 2022 a Triumph Japan realizou a prova de revezamento "Tiger 1200 Cross Country Relay" percorrendo o arquipélago do Japão. Nesse desafio sem precedentes, uma única Tiger 1200 GT Explorer percorreu mais de 3000 km, saindo da concessionária Triumph Sapporo, no extremo norte, indo ao extremo sul, até a Triumph Okinawa.

Cinco pilotos participaram do desafio: OGA, e50exhaust, Ami Kimura, Taichi e Woka Rider. Cada um conferiu uma personalidade singular à prova. O primeiro piloto partiu da Triumph Sapporo. Eles então se revezaram através de diversas cidades ao longo do país. Apesar de algumas mudanças de rota devido às condições climáticas, Woka Rider conseguiu chegar na concessionária Triumph Okinawa, completando o épico desafio de 3000 km. A jornada foi transmitida ao vivo pelos 7 canais oficiais das redes sociais da Triumph e dos pilotos, permitindo que fãs da marca em todo o país os acompanhassem.

Confira abaixo as etapas de cada piloto percorridas ao longo do rally.

#Tiger1200EpicAdventures

Dia: 1 - 2

Piloto: OGA
Rota:
Triumph Sapporo → Hakodate → Aomori → Hachinohe → Sanriku → Triumph Sendai

OGA consagrou-se como um dos melhores pilotos do Japão, tendo competido e subido aos pódios de algumas das mais famosas e extremas provas de motociclismo dos EUA e da Europa. Ele também foi convidado a eventos e shows por todo o mundo. Suas atividades expandiram-se também até a Ásia, o Oriente Médio e a África. Ele deixou o mundo das competições, e passou a enfocar a produção de vídeos, usando da experiência em autopromoção que conquistou ao longo dos anos. Como influencer e piloto profissional, tem um canal do YouTube com mais de 100 mil inscritos.

“Partimos da Triumph Sapporo! O tempo estava favorável, e nos dirigimos ao Porto de Hakodate, passando por alguns dos mais importantes marcos e paisagens da ilha de Hokkaido. O clima em Hokkaido estava muito frio, por isso o assento e as manoplas aquecidas da Tiger 1200 foram realmente úteis.”

“Nós passamos por Yotei, uma montanha que se ergue sobre Hokkaido. Pelo seu formato é também chamada de Ezo Fuji, popularmente conhecida como o monte Fuji local, devido à sua similaridade. A Tiger 1200 é muito bonita, adoro o design potente do tanque e da área de destaque."

“Nos dirigimos à estrada Prefectural Road 32 em busca de uma passagem pela montanha. Mas eu não esperava encontrá-la em uma área de estradas de terra! Imediatamente mudei o controle de tração para o modo off-road e passei por ela sem dificuldade!”

“Chegando no Porto de Hakodate, a balsa que Oma pretendia pegar teve sua travessia cancelada por causa do tempo. Acabamos pegando uma balsa até Aomori, mas isso acabou gerando um atraso de 4 horas. Chegamos no hotel à meia-noite. Os faróis da Tiger 1200, muito brilhantes, nos conduziram durante a pilotagem noturna do Porto Aomori até Hachinohe, principalmente com a luz alta, que iluminava tudo à longa distância.

Dia 2

“Partimos de Hachinohe apesar do alerta de tempestade. Pegamos a via expressa para atravessar a cidade de Kuji e chegar ao litoral. Pegamos a estrada Prefectural Road 268, belíssima com sua paisagem de ondas selvagens e formações rochosas de natureza bruta. O próximo destino era Jodogahama, mas o dia apresentou condições climáticas severas. Mesmo assim, tal como na estrada Prefectural Road 268 de que falei, consegui desfrutar de paisagens poderosas com suas ondas violentas e o estrondo que fazem. Adoraria voltar ali em um dia com tempo bom.”

“Cheguei, enfim, ao meu destino: a Triumph Sendai. Apesar de ter planejado visitar algumas paisagens durante a prova, o cronograma ficou muito apertado. Mas consegui chegar a tempo. O próximo piloto será e50exhaust! Boa sorte em sua longa jornada!”

Dia: 3

Piloto: e50exhaust

Rota: Triumph Sendai → Bandai → Inawashiroko Lake → Triumph Tokyo Bay

Nascido em 1968 em Machida, província de Tóquio, ele pilotou motocicletas desde os 16 anos até 31. Entusiasta da pilotagem, adora a incrível aceleração do motor de 2ª geração, e pilotou RZ250R, R1-Z e outras motocicletas de motor semelhante. Ao completar 50 anos, com os filhos criados, voltou para as motocicletas de grande porte. Já avaliou mais de 107 motocicletas no YouTube.

”A carenagem grande da Tiger 1200 afasta o vento, até mesmo nas rodovias. Também testei o modo de pilotagem cruising. Ele é muito confortável. A rodovia de Bandai Azuma é como em Marte. Aquela terra desolada foi uma aventura e tanto. Não consegui descer lá e tirar fotos por causa da tempestade, mas a vista magnífica de Jododaira é de tirar o fôlego! Desci pela rodovia Bandai-Azuma em direção ao lago Inawashiro. Conferi a rota e procurei por um bom restaurante de sobá. Almocei em um elegante restaurante especializado na massa. O macarrão Jyuwari Soba estava excelente. Ele é feito com a água de uma fonte natural. Se eu tivesse uma Tiger 1200, poderia vir aqui direto de Tóquio. Ao chegar às margens do lago Inawashiro, a paisagem com as montanhas ao fundo é belíssima. Queria embarcar em um passeio de barco para apreciar a vista, mas precisava voltar para casa. Depois de tudo isso, cheguei em segurança na Triumph Tokyo Bay.”

”A grande carenagem da Tiger 1200 mantem você fora da brisa mesmo na estrada. também tentei o modo cruising e foi confortável"

Dia: 4

Piloto: Amigo(Ami Kimura)

Rota: Triumph Tokyo Bay → Triumph Osaka

A modelo, escritora e celebridade do motociclismo é uma verdadeira entusiasta, e participa ativamente de corridas de pista e off-road e de eventos de rally. Atualmente, tem um quadro no programa informativo sobre motociclismo Weekly Motorcycle TV.

“Da Triumph Tokyo Bay até a Triumph Osaka! A Tiger 1200 GT Explorer é uma parceira confiável para longas jornadas. Fiz uma parada no KUSHITANI Cafe. O cachorro-quente estava tão gostoso que fiquei eufórica. Finalmente, cheguei ao meu destino, a Triumph Osaka! Fiquei surpresa, pois consegui ir de Tóquio até Osaka sem precisar reabastecer, apesar de todas as paradas pelo caminho!”

Dia: 5-6

Piloto: Taichi

Rota: Triumph Osaka → Awaji → Kochi → Matsuyama → Shimanami Kaido →  Triumph Fukuoka

Um piloto acampante que curte a vida ao ar livre. Ele leva seus seguidores não somente até o acampamento, mas junto com ele em suas longas jornadas, para ver coisas que nunca viram, comer coisas que nunca comeram e descobrir um Japão desconhecido.

Partimos da Triumph Osaka, paramos para apreciar a vista da ponte Akashi Ohashi da ilha Awaji. Cruzei a ponte Akashi Ohashi sob forte vento com estabilidade, graças ao para-brisas funcional e ao tamanho da carenagem da motocicleta. O observatório Shiraho, no final da rodovia Goshikidai, oferece uma vista panorâmica da cidade de Kagawa. O planalto cársico tem altitude entre 1000 e 1500 metros acima do nível do mar. O assento e as manoplas aquecidas são ótimos em temperaturas mais baixas, e o farol de neblina e o farol principal são muito brilhantes, mesmo nas estradas mais escuras.”

“A ponte passa pelas ilhas de Geyo no mar interior de Seto. Tal como na ponte de Akashi, o vento estava forte. O para-brisa móvel e o tamanho da carenagem me permitiram atravessar a ponte com estabilidade. A vista da ponte era magnífica. O maior planalto cársico do Japão (em Akiyoshidai, província de Yamaguchi) é tão maravilhoso quanto o carso de Shikoku, e proporciona uma experiência emocionante.”

“Depois de 2 dias em touring me sinto realizado. De acordo com o Google, percorri 516 km no primeiro dia, 477 km no segundo, e quase 1000 km depois cheguei em segurança ao meu destino, Fukuoka. Sua estabilidade nas rodovias e seus movimentos ágeis nas passagens estreitas das montanhas fazem com que eu queira usar esta motocicleta em outras viagens.”

Da: 7-8

Piloto: Taichi

Rota: Triumph Fukuoka → Aso → Kagoshima → Motobuko → Triumph Okinawa

YouTuber multitalentoso, ele cria vídeos variados, todos relacionados ao motociclismo, tais como test-rides, avaliações de novos modelos e viagens de motocicleta. Seus vídeos são marcados por um estilo realista de ritmo acelerado, que faz uso de fotografias aéreas com drones e câmeras de 360°. Seu canal tem 320 mil inscritos.

”Da Triumph Fukuoka, passando pelo mar, até a Triumph Okinawa, até o extremo sul do Japão! As nuvens estão ganhando um aspecto ameaçador, mas estou pilotando uma Tiger 1200 GT Explorer, então acho que consigo dar conta! Logo depois da partida começou a chover forte na estrada, antes de chegar em Aso! Percorri as montanhas em outubro, sob um frio extremo. Graças às manoplas aquecidas e ao para-brisa grande, conseguimos encarar tudo!”

“Apesar do cronograma apertado, consegui chegar ao terminal de balsas rumo a Okinawa! Nem fiquei cansado, o que é perfeitamente previsível em uma Tiger. Cheguei em Okinawa ao cair da tarde, atravessei a linha costeira e a serra e cheguei, finalmente, no pátio da Triumph Okinawa, a "parada final"! Fui muito bem recebido pela equipe local e pelos fãs! Nem precisei reabastecer tanto, durante a viagem. É impressionante.”

Step

EPIC ADVENTURES

’Envie abaixo o seu endereço de e-mail e manteremos você atualizado com conteúdos novos e relevantes da Epic Adventures!

Termos e condições

Eu concordo com o tratamento, coleta, armazenamento e compartilhamento dos meus dados. Detalhes completos.

Eu concordo com o tratamento, coleta, armazenamento e compartilhamento dos meus dados com a Triumph UK, com a Rede de Concessionárias Triumph Brasil e nossas empresas parceiras, para fins de divulgação de produtos e serviços nas áreas de marketing, finanças, locação e viagens e pós-venda

Tratamos nossa responsabilidade por dados com muita seriedade. A Triumph sempre respeitou, e continuará respeitando, os seus dados.

TIGER 1200 GT

A linha adventure estradeira que é o máximo, com competência touring e conforto para viagens transcontinentais.

Agora incluindo um novo recurso de redução de pré-carga ativa para ajuste avançado da suspensão.