Skip to main content

Moto2™

Notícias sobre o desenvolvimento do motor

8th September 2017

Triumph's Moto2 prototype motorbike riding around race circuit during engine development testing

NOTÍCIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO MOTOR

8 DE SETEMBRO DE 2017


Uma importante etapa no programa de desenvolvimento do motor de corrida da Triumph para a temporada de 2019 do Moto2TM teve início na semana assada, com o segundo teste de pista, na Ciudad del Motor de Aragão. Dando sequência a um extensivo programa de testes de fábrica, Julian Simon, campeão mundial de 2009 na categoria 125cc, vice-campeão do Moto2TM e experiente piloto de testes do Moto2TM, colocou à prova o protótipo de desenvolvimento de motor da Triumph.

Chegando à metade do programa de desenvolvimento do motor, esse teste bem-sucedido nas pistas forneceu dados essenciais para o programa avaliar o desempenho e a durabilidade. O feedback inicial provido pelo teste demonstra que o programa de desenvolvimento está progredindo positivamente e que estamos cumprindo o cronograma até a entrega do primeiro lote de motores de corrida do Moto2TM, em junho de 2018.

Em termos de potência, torque e durabilidade, estamos melhor do que esperávamos, e durante os testes na pista vimos excelentes resultados. A motocicleta forneceu lap times consistentes e competitivos.

Steve Sargent, Chief Product Officer da Triumph Motorcycles, afirmou: “Estamos bem posicionados nessa etapa do programa de desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo apresentado pelo Julian com o último motor, e o seu feedback tem sido muito positivo. Temos certeza de que forneceremos um motor com o qual as equipes vão gostar de correr, e com um visual e um som que irá empolgar os fãs .”

Julian Simon, campeão mundial de 2009 na categoria 125cc, vice-campeão do Moto2TM e experiente piloto de testes do Moto2TM afirmou: “Estou muito feliz por estar aqui em Aragão testando o desenvolvimento dos motores para o Moto2 2019 com a Triumph. Vejo que houve um grande aprimoramento com o último motor, que proporciona uma sensação excelente. Há muita potência, o câmbio é fantástico, e o som também, é fantástico. Estou gostando.”

Esta atualização sobre os testes veio depois do anúncio da Triumph Motorcycles como o fornecedor exclusivo de motores do FIM Moto2™ World Championship a partir da temporada de 2019.

Em um contrato de três anos com a Dorna - detentora dos direitos comerciais do MotoGPTM – a Triumph será o fornecedor exclusivo de motores 765cc Triumph Triple afinados para corridas, tendo por base o motor da novíssima Street Triple 2017 da Triumph.

O novo motor é um desenvolvimento significativo do motor da campeã Daytona 675R, que equipou as vencedoras da categoria supersports do Tourist Trophy da Ilha de Man, do Daytona 200 e do British Supersports Championships em 2014 e 2015.

Com base no motor 765cc de mais alta especificação da Street Triple RS, ele foi desenvolvido para o Moto2TM, com as seguintes modificações:
- Cabeçote modificado na entrada e no escapamento, para otimizar o fluxo gasoso
- Válvulas em titânio e molas mais rígidas, para aumentar as rpm
- Kit de corrida do alternador, com baixa saída, para redução da inércia
- Relação de 1ª marcha mais elevada
- Embreagem deslizante desenvolvida para corridas que será configurável
- UCM específica para corridas, que será desenvolvida em parceria com a Magneti Marelli
- Coberturas do motor reformuladas, para reduzir a largura
- Cárter diferenciado que permite melhorar o cano coletor

O motor
Baseado no novo motor 2017 Street Triple, o motor Triumph Moto2™ 765cc Triple foi desenvolvido e ajustado para obter um incremento na potência e no torque.

Na configuração ‘road’, o novo motor 765cc gera o mais alto nível de desempenho já obtido de uma Street Triple, entregando uma potência de 123PS a 11.700rpm e 77Nm de torque a 10.800rpm.

Em comparação com a geração anterior do motor, são mais 80 peças novas, incluindo maior diâmetro interno do cilindro/curso. Novos componentes do motor incluem:

- novo virabrequim
- novos pistões
- novas bielas e eixo de compensação
- Camisas de alumínio com revestimento Nikasil
- Câmbio reformulado

O motor Triumph 765cc Moto2TM específico para corridas foi desenvolvido ainda mais para permitir maior circulação de ar e um giro mais forte do motor em comparação com a motocicleta de produção convencional, aumentando assim o desempenho geral. Outras mudanças foram feitas especificamente para adaptar o motor para o uso em corridas.  

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades sobre as atividades da Triumph Motorcycles – inclusive dos avanços do Moto2™. Siga nossos canais nas redes sociais.