TRIUMPH ORIGINALS | THE ZEUS CUSTOM
TAILÂNDIA

A jornada de Moo na customização começou com uma única moto – seu próprio modelo clássico. Depois de transformá-la para refletir seu estilo pessoal, ele compartilhou o resultado nas redes sociais e, em pouco tempo, seus amigos motociclistas começaram a pedir que ele customizasse as motos deles também. Moo virou um homem requisitado. Então, em 2014, ele conseguiu um espaço maior, deixou seu emprego em tempo integral e fundou oficialmente a The Zeus Custom. E nunca mais olhou para trás.
A abordagem da equipe é bastante cuidadosa, começando com uma análise das características fundamentais de cada moto para identificar quais se encaixam no estilo de customização da Zeus. Moo é apaixonado por ir além do design convencional e das expectativas dos clientes, ao mesmo tempo em que preserva a identidade e a integridade da moto e da marca.
"A Triumph, especialmente a linha Bonneville, tem uma história lendária e um design de motor que nunca envelhece."
Como você entrou no mundo das motos customizadas?
Eu costumava pilotar motos esportivas, até que sofri um acidente que quase me fez desistir. Após a recuperação, ainda sentia uma forte paixão por motocicletas, e toda vez que sentia o cheiro de gasolina, queria pilotar de novo — mas ainda estava hesitante. Um dia, vi uma moto clássica e fiquei instantaneamente cativado. Comprei uma e a modifiquei ao meu estilo. Compartilhei fotos nas redes sociais e, logo, meus amigos motociclistas começaram a me pedir para customizar as motos deles também. O que começou com uma moto virou duas, depois quatro, depois seis. À medida que a demanda crescia, percebi que meu espaço de trabalho era pequeno demais. Então me mudei para um lugar maior e larguei meu emprego para customizar profissionalmente.
Há quanto tempo você customiza motocicletas Triumph?
A primeira Triumph que customizei foi em 2015. Era uma Triumph Bonneville SE, o último modelo com refrigeração a ar disponível na Tailândia antes da transição para refrigeração líquida. Misturei os estilos tracker e scrambler, adicionando rodas raiadas, pneus para terrenos acidentados e um tanque de combustível em metal cru, mas sem elevar o escapamento. O visual era robusto, mas não excessivamente sombrio, incorporando também trabalhos em couro feitos à mão. Esse estilo se tornou a assinatura da Zeus – bruto, mas não sombrio demais, combinando com uma ampla variedade de estilos de pilotos.
O que te atrai na customização de motocicletas Triumph, especialmente da linha Bonneville?
A Triumph, especialmente a linha Bonneville, tem uma história lendária e um design de motor que nunca envelhece. Ao customizar, sempre priorizo a aparência do motor acima de qualquer outra coisa. A estrutura do chassi da Bonneville permite uma variedade enorme de estilos de customização – café racer, scrambler, tracker ou até bobber. É uma plataforma com possibilidades criativas infinitas.
O que torna a plataforma Bonneville ideal para projetos customizados?
O chassi da Bonneville permite muitos estilos de customização, às vezes sem nem precisar cortá-lo. E o design do motor é um clássico atemporal, o que facilita muito o processo de customização.
Você tem um modelo Bonneville favorito para trabalhar? Por quê?
Adoro a Bonneville T100, porque é uma moto linda que pode ser customizada em muitos estilos – brat, tracker ou qualquer outro. A nova Speed Twin também é um modelo interessante, com um tanque de combustível estiloso e um braço oscilante bem projetado, que dá à moto uma postura mais agressiva.
Como você descreveria sua abordagem na construção de motos customizadas?
Antes de começar, analiso a base da moto – o que o fabricante oferece e quais aspectos combinam com o estilo de customização da Zeus. Depois, começo a incorporar os elementos característicos da Zeus, incluindo trabalhos em couro feitos à mão e estética vintage. O mais importante: toda moto customizada precisa continuar totalmente funcional e pilotável.
Se você pudesse construir uma moto customizada para qualquer pessoa, quem seria e por quê?
Um dos projetos mais desafiadores e significativos para mim foi o pedido de um cliente britânico que sofreu um acidente e perdeu os movimentos das pernas. Mesmo assim, ele ainda sonhava em pilotar. Ele me perguntou: “Você pode tornar isso possível?” Criei uma moto com sidecar especial, transferindo todas as funções de controle – freio, câmbio e mais – totalmente para o guidão. Também precisei instalar um sistema de marcha à ré. Esse projeto exemplifica minha crença de que customização não é só sobre a moto – é sobre o piloto.
Existe uma regra de ouro que você sempre segue ao customizar? E alguma que você adora quebrar?
Existe uma regra de ouro inquebrável: toda moto Zeus tem que ser única – nenhuma pode ser igual à outra. A regra que gosto de quebrar? Às vezes, vou além do briefing inicial do cliente para criar algo ainda mais incrível.
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