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A MAIS VELOZ DO MUNDO

TOURIST TROPHY DA ILHA DE MAN

UM SÉCULO DE VELOCIDADE

Historic TT Triumph racing

Image Source: Mortons Archive

 

Movidos pela paixão e pelo desejo ardente de receber a bandeirada por primeiro, as Bonneville Thruxtons, Tridents, Daytonas e seus valentes pilotos estão interligados para sempre à história desse icônico lugar.

Alguns desses homens, máquinas e recursos de engenharia, que iluminaram o Mountain Course, provavelmente um dos mais árduos do mundo, também alimentaram a Triumph no cenário do Supersport britânico e mundial.

 

1907 Frank Hulbert at Ballacraine: he finished 3rd

1907 – MARSHALL E HULBERT: O LEGADO

Quando Jack Marshall e Frank Hulbert passaram pela linha de chegada do primeiro Tourist Trophy em 1907, estavam dando início a mais de um século de tradição Triumph.

Image Source: FoTToFinders

 
Historic rider on a dirt track

Marshall, que nasceu a uma distância de poucos minutos da fábrica de Coventry da Triumph, assumiu a liderança quando Hulbert parou para trocar um plug e continuou até o fim, terminando em segundo apenas depois de torcer o tornozelo durante uma queda. Inúmeros esbarrões no tráfego local e com ovelhas na corrida inaugural levaram à introdução de inspetores no trajeto, que existem até hoje.

No ano seguinte, Marshall voltou com uma motocicleta que, provavelmente, foi a primeira montada especificamente para corridas, e liderou todo o percurso em uma corrida dominada pela Triumph. As vendas de Triumphs dispararam depois da vitória, e o modelo TT Roadster esportivo despojado rapidamente foi incluído na linha de modelos.

Image Source: Mortons Archive


 

 

VOCÊ SABIA? 

O Almirante Sir Robert Keith Arbuthnot pilotou sua Triumph na prova individual do Tourist Trophy de 1908, terminando em terceiro lugar. Tanto Arbuthnot quanto sua motocicleta foram ceifados pela Batalha da Jutlândia, em 1916.

 

 

Robert Keith Arbuthnot 1908 Singles TT

Image source: FoTTofinders

ANOS 40 – O CORAÇÃO DE LYONS  

A era do Designer Chefe Edward Turner – o homem por trás de algumas das mais icônicas Triumphs do século XX – e sua talentosa equipe do Departamento Experimental não pôde vir em melhor hora para o piloto de corridas Ernie Lyons.

Em 1939, depois de uma promissora vitória na categoria 500cc da North West 200, e pouco antes da fama, o Demônio de Kildare teve um hiato em sua carreira devido à guerra. A destino faria sua parte sete anos depois, quando, cessadas as hostilidades, sua persistência lhe deu a oportunidade de competir na categoria Sênior em um protótipo da Triumph. 

Nem a neblina ou a chuva o impediram de atingir a glória no Tourist Trophy. Ele se tornou o primeiro a pilotar uma motocicleta com motor duplo e venceu diante de uma multidão de tamanho até hoje nunca superado na história do evento. 

A Triumph Twin 493cc, que atingiu a média de 123,5 km/h apesar das condições, continuaria sendo o protótipo para o Triumph Grand Prix em 1948.

 

 

Ernie Lyons winning the 1946 Manx Grand Prix.

Image Source:  Mortons Archive

 

1969 – CORRIDAS DE SUCESSO 

Malcolm Uphill conquistou reconhecimento público e o 2º lugar em títulos em 1969 quando pilotou uma Triumph Bonneville Thruxton no Tourist Trophy a 160,93 km/h, para marcar a primeira volta de uma motocicleta convencional a 160,93 km/h. Mas por pouco isso não aconteceu.

Seu sucesso na categoria 750 Production – que lhe rendeu um prêmio de £50 em dinheiro e um rádio transistor – foi fundamental para que a Triumph continuasse presente em corridas da categoria Production.

No ano seguinte, Uphill venceu novamente na mesma categoria, mas dessa vez com uma 750cc Trident de três cilindros ajustada. A era da Slippery Sam Triumph Triple estava para começar.

 

 

1969 Malcolm Uphill/'Slippery Sam'

Image Source:  Mortons Archive

1970 – SLIPPERY SAM

A Slippery Sam – na verdade, uma das três Tridents construídas pela Triumph para o Tourist Trophy de 1970 – chegou em primeiro lugar no TT sob as mãos de Uphill.

Mas o lançamento da motocicleta não foi tão promissor: problemas no motor e uma enxurrada de óleo no meio do caminho durante a corrida de 24 horas da categoria Production de Bol d’Or deixou a equipe ensopada, mas aliviada por ainda terminar em quinto lugar. Dentre os pilotos campeões com a Sam, em uma incrível série de cinco vitórias consecutivas na categoria Production 750 entre 1971 e 1975, estava o lendário heptacampeão do Tourist Trophy Mick Grant.

 

 

1974 5-1 : Slippery Sam, Mick Grant winning the 1974 Production TT

Image source: FoTToFinders

 

A icônica motocicleta sofreu danos graves durante um incêndio em 2003 no Museu Nacional do Motociclismo do Reino Unido, mas já foi completamente restaurada.

2003 – DE VOLTA ÀS PISTAS

O neozelandês Bruce Anstey enviou uma mensagem clara ao mundo das corridas quando sua Daytona 600 conquistou o primeiro lugar na categoria Junior do Tourist Trophy de 2003, 10,96 segundos à frente do segundo colocado e registrando o tempo mais rápido do Supersport TT, de 1h15min13,98seg. Dois outros colegas da equipe Triumph ValMoto se juntaram a ele entre os 10 primeiros colocados. Depois de uma ausência de 28 anos, a Triumph estava de volta.

 

 

2003 Bruce Anstey

 

Image source: FoTToFinders

2014 – O FUTURO QUE NOS AGUARDE

Onze anos depois de Bruce Anstey sinalizar as intenções da Triumph, ele retornou ao Tourist Trophy, desta vez botando pressão no mais recente herói da Triumph, Gary Johnson, durante toda a prova, até uma vitória memorável.

A dupla esteve envolvida em uma batalha na última volta, mas Johnson conquistou sua segunda vitória no Tourist Trophy depois do sucesso de três anos antes na Supersport 600. Ele liderou desde o começo, na pista molhada, em uma Smiths Racing Daytona 675R, com uma vantagem de 1,5 segundos.

Johnson comentou: “Caras como Jack e Ernie corriam quando as pistas eram muito inferiores, e mesmo assim em alta velocidade. Eles eram maiores que nós, e lideraram o caminho para estabelecer a Triumph como uma fabricante com forte pedigree de corridas.”

 

 

Gary Johnson with winning bikes